quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PINTURA EM ECHARPE

Olá, meninas!


Hoje vou mostrar para vocês mais uma técnica de pintura em tecido que aprendi na Oficina da Márcia Rocha.


Muito fácil de fazer!!!


Postarei outras técnicas diversas com PAP que aprendi á medida que tiver um tempinho : pintura em Stêncil para aplicação em algodão crú e diversos, pintura em camiseta (transcópia) etc.,...


Demorei um pouco para postar, porque queria mostrar passo-a-passo.
Não tenho as fotos do processo inicial, que foi feito na oficina, mas as fotos que coloquei para ilustrar  mostram como a peça deve ficar.
Espero que gostem...


O processo de secagem demora um pouco, mas o resultado é incrível!!!
Não requer nenhuma experiência, por isso, qualquer uma poderá fazer a sua!!!

Abaixo o PAP:


Materiais utilizados nesta Echarpe:
  • Musseline Branca (1,20 x 30cm);
  • um borrifador de água para umedecer o tecido ;
  • tintas para Seda ,nas cores Púrpura, Cereja e Azul;
  • Diluente para tinta ;
  • Brocha para pintura em tecido;
  • Godê;
  • Papel Kraft ou Papelão;
  • arames finos encapados*
Nesta Echarpe eu utilizei tintas da Sedacolor nas cores Púrpura, Cereja e nos detalhes e Azul para dar uma "manchadinha" . Você poderá escolher outras cores de sua preferência. Eu fiz dessa cor, porque gosto muito de lilás...


* os arames não devem estar desencapados. Alguns arames vendidos em lojas para artesanato são muito largos. Prefira os mais finos. Eu utilizei os da embalagem de pão de forma.

Separe os materiais a serem utilizados.

PAP:

1.Risque e corte o tecido. De preferência, lave a peça antes de iniciar a pintura.
2.Ponha as tintas no godê e o diluente para a tinta. Caso você não tenha godê, você poderá utilizar uma bandejinha de supermercado.
3.Coloque o tecido cortado numa mesa sobre o papel Kraft ou Papelão. Umedeça levemente o tecido com o borrifador de água, sem encharcar a peça, numa distância de uns 10cm .
4.Dobre o tecido ao meio. Meça mais ou menos oito dedos da barra e puxe-o para cima, formando um bico pequeno. Amarre com o arame.

OBS.: As imagens abaixo são meramente ilustrativas.  Aqui o tecido já está pintado, pois não tenho as fotos do início do trabalho.



puxando o tecido


amarrando o tecido


5.Na outra extremidade, na mesma medida, amarre , sem puxar.


amarre a outra ponta sem "puxar"


Detalhe da ponta que foi "puxada"


Junte a peça na parte que não estiver sendo pintada, para que ela não fique esticada.


6.Inicie a pintura em uma das extremidades , começando pelo detalhe (arame), sem molhar o pincel (brocha) no diluente. Dê batidinhas firmes com a brocha no tecido para fixar a tinta . Você poderá começar com qualquer cor que desejar. Eu comecei pela Púrpura.


7. Molhe o pincel na tinta e no diluente e comece a "puxar" a tinta ,de dentro para fora, deslizando sobre o tecido para dar o degradeé na pintura. Você repetirá este processo por todo o tecido. Nas partes em que você quiser um tom mais escuro(detalhes), é só utilizar a tinta sem diluir, "batendo" com a brochinha. 
A intensidade da cor dependerá de quanto diluente você colocar no seu pincel.


Deslize com o pincel sobre o tecido, espalhando a tinta com o diluente

IMPORTANTE: durante a execução do trabalho, tome cuidado para não deixar que o tecido saia do lugar. Como a tinta molhará a parte debaixo da Echarpe e o papel , poderá borrar seu trabalho.


Vá pintando com a mesma cor , sempre diluindo a tinta e alterne as cores, da mesma forma. Á medida em que você for pintando, vá abrindo o tecido. Após fazer o detalhe, eu comecei a utilizar a cor Cereja , molhando o pincel na tinta - diluente e repetindo o processo de "puxar" a tinta.  . Para trocar de cor, não será preciso lavar o pincel. Você poderá utilizar o mesmo, molhando no diluente e usando em seguida.

8. Faça o mesmo no outro detalhe. Não é necessário virar o tecido, pois a tinta passará para a parte debaixo. Verifique se o tecido está pintado nas duas partes, levantando a peça cuidadosamente para as partes pintadas não encostarem e não "borrar" sua pintura. Caso na parte debaixo ainda haja espaços em branco,  é só preencher , pintando o mesmo lado (de cima) , até que esteja preenchida. As duas partes não ficarão iguais, pois , conforme a tinta vai penetrando no seu tecido e secando, ela vai dando cores diferentes ao seu trabalho. Esta é parte mais interessante...
Para testar, eu dei umas leves "batidinhas" com a tinta azul diluída em partes aleatórias do tecido para finalizar.




9. Depois de finalizar a pintura, coloque a Echarpe para secar, sobre o papel esticado (como foi pintado), em lugar ventilado e sem luz solar.
Repare que a tinta vai dando tons diferentes á medida em que vai secando....


O processo de secagem da peça levará em torno de 05 a 07 dias, dependendo da temperatura ambiente.

10. Após o tempo de secagem, abra a Echarpe e passe com cuidado os dois lados da peça , sem vapor,  para fixar.
Faça o acabamento com overlock e a peça está pronta!
Obs.: para dar um melhor acabamento á peça, utilize no Overlock o "fru-fru"... fica mais delicado.







Abaixo, as fotos da exposição de encerramento das oficinas, com o trabalho das minhas colegas...


A minha Echarpe pronta é a segunda, da esquerda para direita.




Cada uma com seu toque, todas ficaram lindas!!!!

Parabéns, meninas!!!





VIOLÊNCIA CONTRA MULHER É CRIME!!!!

“Configura violência doméstica contra a mulher toda e qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, lesão , sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial , praticado por pessoa (homem ou mulher) com quem a ofendida (somente a MULHER) conviva no âmbito doméstico ; ou que faça de seu âmbito familiar ou de qualquer relacionamento íntimo de afeto ou já encerrado (art. 5°, incisos I, II, III). (...)


DENUNCIE: 180
EXIJA SEUS DIREITOS!!!
LEI MARIA DA PENHA - Lei 11.340/2006




Gostou? Deixe seu comentário!
Obrigada pelas visitas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Não é permitida a reprodução de postagens e/ou trabalhos deste Blog sem os devidos créditos ou link para o site.

Obrigada e volte sempre.
Sua visita é muito importante.
Gostou??? Deixe seu comentário.